Alimentos que melhoram a pele do rosto

Tal como diz o ditado “somos o que comemos”, e é que a qualidade de nossa alimentação afeta a totalidade do organismo, também com a saúde e aparência da nossa pele. Os maus hábitos alimentares e os alimentos de baixa qualidade, acabam por provocar um envelhecimento precoce da derme, manifestando-se em forma de rugas, doenças e outras imperfeições.

A parte boa é que isso é algo que está em nossas mãos mudar, comendo alimentos que melhoram a pele do rosto podemos reverter alguns destes sintomas, e apreciar um aspecto radiante e saudável. Continue a ler este artigo de e COMO e descubra quais são os alimentos que nunca devem faltar na sua dieta para manter um rosto perfeito.

Fatores que intervêm na saúde da pele

Há uma série de fatores e condicionantes que afetam a saúde e o estado da nossa pele. Alguns deles escapam ao nosso controle, no entanto, há outros que se é que podemos controlar e que podemos usar a nosso favor, para que a nossa derme minha aparência saudável e bonita por mais tempo. Veja abaixo quais são estes fatores:

Agentes ambientais

os fatores ambientais, como o frio, o vento ou a luz solar são itens que podem secar a pele e a maltratam. Se não protegemo-la devidamente suas sequelas vão notar em nosso rosto.

Idade

Evidentemente, os anos passam para todos, e a idade é um dos fatores que mais se deixam ver em nossa pele. Com o tempo, a pele vai se tornando menos elástica e flexível, assim como mais seca, por isso começam a aparecer as rugas e outros sinais do envelhecimento.

Uso de cosméticos

A nossa pele tem uma camada de proteção natural, o que se usamos maquiagem, loções e sabonetes muito agressivo com ela podem causar um efeito contrário ao que estamos desejando.

Genética

A herança genética que recebemos de nossos pais é um dos elementos mais importantes em todas as funções e características do nosso corpo. Cada um tem uma constituição própria, há aqueles que têm a pele mais oleosa ou mais seca, mais elástica ou menos. Boa sorte genética é um dos fatores que influenciam a saúde e o estado da pele do rosto.

Doenças

Algumas doenças e condições dérmicas que afetam a nossa pele, causando sintomas e sinais. O acne, dermatite ou a psoríase são algumas dessas doenças que se manifestam na pele.

Alimentação

Finalmente, a alimentação é outro dos grandes pilares sobre os quais reside uma pele saudável, bem cuidada e bonita. Isto é o que trataremos no próximo artigo, explicar quais são esses alimentos que te ajudarão a ter um rosto perfeito.

Alimentos para uma pele perfeita: o óleo de oliva

Muito já foi dito sobre as grandes vantagens que oferece o azeite de oliva em nosso organismo. A dieta mediterrânica, o berço deste produto, é considerada a mais saudável do planeta, em parte, graças a todas as vantagens do ouro líquido. Mas, como vi os benefícios do azeite de oliva para a pele?

Estas vantagens para a derme são as devemos em grande parte ao conteúdo rico em ácidos graxos e vitamina E, elementos imprescindíveis para que a pele possa regenerar e proteger em frente às ameaças do exterior. Você pode utilizar de forma tópica -explicamos-te como fazer uma máscara – mas consumindo entre 2 e 3 colheres de sopa diárias, você dará a seu corpo mais da metade da vitamina E recomendada e o nutrirás para ter uma pele perfeita no rosto.

Melhorar a pele do rosto com tomate

Outro dos alimentos bons para a pele do rosto, e certamente um dos mais reconhecidos neste aspecto, é o tomate. Os benefícios dessa fruta são muito vastos e vão desde a saúde da derme até a prevenção de riscos de doença cardiovascular, pelo que nunca deve faltar em nossa dieta.

Os benefícios do tomate é resumo da altíssima concentração de licopenos que tem. Esses elementos funcionam como protetores das células de nossa pele, sobretudo ante os raios ultraviolados do sol, por isso que previnem os danos que estes causam e mantém a pele em muito melhor estado.

No seguinte artigo poderá encontrar os melhores truques de beleza com tomate.

Como melhorar a pele do rosto naturalmente com chá verde

Talvez você não sabia nada sobre as grandes propriedades do chá verde para a pele, mas a realidade é que é uma das plantas de que nós podemos tirar o maior proveito neste aspecto.

Se quiser melhorar a pele do rosto, mantendo-a macia e lozana, não pode faltar uma infusão de chá verde para o café da manhã e após as refeições. O segredo do chá é que é um incrível antioxidante. Isso significa que você tem um grande poder para prevenir a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células da pele e o resto do corpo.

O peixe azul, alimentos bons para a pele do rosto

Você já pode ter ouvido falar sobre os benefícios do ácido graxo Omega 3 para o organismo e seu trabalho, evitando a acumulação de colesterol e doenças cardíacas. Além disso, este elemento, presente em peixes como o salmão, o atum ou a sardinha, tem inúmeras propriedades para a pele do rosto

  • Aumenta a hidratação da pele.
  • Retarda o envelhecimento celular.
  • Dá firmeza e suavidade a pele.
  • Controla os níveis de gordura, eliminando seu excesso.

Alimentos milagrosos para a pele, frutos vermelhos

Da família das frutas, os frutos vermelhos destacam-se pela sua grande quantidade de fibras, antioxidantes e vitaminas, é dizer, que são os aliados perfeitos para evitar o envelhecimento da pele e melhorar a aparência de seu rosto. Além disso, trata-se de alguns alimentos que são ótimos e que você pode integrá-los à sua dieta de mil formas diferentes. Entre os frutos vermelhos, os que podem dar-lhe mais benefícios são:

  • Morangos
  • Mirtilo
  • Cerejas
  • Framboesas
  • Ameixas
  • Amoras

Melhorar a pele do rosto com cenoura

O reparaste que uma infinidade de cremes solares, protetores e promotores do bronzeamento são feitos a partir de cenoura? Talvez não o tenha feito, o que certamente deve ter observado é que muitos dos potenciômetros em que vêm os cremes solares são de cor laranja, como esta hortaliça.

Não é por acaso, pois é um grande potenciador do bronzeado. Além disso, destaca-se especialmente por seu grande conteúdo em beta-caroteno, um elemento perfeito para evitar a degradação e flacidez da pele, combatendo o aparecimento de rugas.

Melhorar a pele do rosto com cenoura

O reparaste que uma infinidade de cremes solares, protetores e promotores do bronzeamento são feitos a partir de cenoura? Talvez não o tenha feito, o que certamente deve ter observado é que muitos dos potenciômetros em que vêm os cremes solares são de cor laranja, como esta hortaliça.

Não é por acaso, pois é um grande potenciador do bronzeado. Além disso, destaca-se especialmente por seu grande conteúdo em beta-caroteno, um elemento perfeito para evitar a degradação e flacidez da pele, combatendo o aparecimento de rugas.

Alimentos ruins para a pele

Agora que já conhece os alimentos bons para a pele do rosto tem metade do trabalho feito, agora, é imprescindível que também conhece os alimentos ruins para a pele, contanto que você evite tomá-los e assim notes uma melhoria notável:

Açúcar

Consumir açúcar refinado faz com que o corpo reduza a produção de colágeno, um elemento indispensável para a flexibilidade e a saúde da pele. De fato, com o passar dos anos, colágeno diminui, razão pela qual aparecem as rugas.

álcool

Se nós pegássemos a fazer a lista de todos os prejuízos que causa o álcool no organismo, certamente, não acabaríamos, efetivamente, a pele é um dos órgãos que são afetados pela ingestão destas bebidas. O fato de que o álcool, é diurético, ou seja, que aumente a produção de urina, há que desidratado com muita facilidade. Se tivermos em conta que a hidratação é um fator fundamental para a saúde de nossa pele, acordaremos que o efeito contrário é nefasto. Por outro lado, o álcool impede o trabalho da vitamina A, o que impede a produção de colagénio e da regeneração das células.

Carnes

Não é que seja um problema da carne em si, mas a indústria da carne e de gado costuma usar alguns produtos na alimentação dos animais que, posteriormente, comemos que podem provocarnos certos desequilíbrios hormonais que se manifestam na saúde de nossa pele em forma de envelhecimento prematuro e acne. Neste grupo também se deve mencionar a carne processada, como salsichas, linguiças e bacon. Esses alimentos levam grandes quantidades de açúcar e gorduras saturadas.

Frituras

Além de facilitar o acúmulo de colesterol nas artérias e aumentar o risco de sofrer alguma doença cardiovascular, comer muitos alimentos fritos contribui para uma deficiente oxigenação da derme, fazendo com que não possam regenerar as células de forma correta. Em consequência, o rosto perde a firmeza e elasticidade, aparecendo rugas e linhas de expressão.


O Conteúdo Foi Útil? Deixe seu Voto!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (21 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Categorizados em: